Cores, cores e mais cores

Nem sabemos contar quantos alunos já saíram da aula de teoria das cores com os olhos vidrados como se um portal tivesse acabado de se abrir. Na aula seguinte já esperamos com empolgação a fala deles: “depois da última aula minha vida mudou e eu não paro de analisar e pensar em tudo o que eu vejo, tá tudo diferente!”

É isso o que acontece quando descobrimos as cores, quando entendemos que o laranja é mais do que um sabor de amizade rs

“A cor é uma informação visual causada por um estímulo físico, percebido pelos olhos e decodificado pelo cérebro” – Luciano Guimarães, em A Cor Como Informação. Sendo assim, a cor é uma linguagem, um instrumento de comunicação, e, sabendo disso, conseguimos inferir uma série de sensações que ela pode provocar.

São tantas possibilidades entre matizes, luminosidade, saturação, combinações entre análogas ou complementares, que um novo mundo se revela quando temos consciência dessa percepção sobre o comportamento da cor e, ainda mais, quando passamos a experimentá-la no processo criativo.

A escolha da paleta de cores é algo extremamente importante. Veja como o @filipemasiero escolheu paletas diferentes pra conseguir comunicar e transmitir a sensação que queria com cada ilustração.

E, também, é bom saber: o uso da cor também pode ser um pouco intuitivo e, no fundo, no fundo, todos nós temos nossa paleta de cores preferidas, não é?

Um bom teste é abrir seu guarda-roupas, rs! Quais cores tem ali? =D