6 dicas valiosas para apoiar seu mini artista.

Estudar artes e aprender a desenhar é como aprender a falar, a escrever, a andar ou a aprender uma nova língua…, tem seu
devido tempo.
Ninguém se torna um grande músico, um grande artista cenográfico, um grande médico, um excelente advogado de um dia para o outro.
Nas artes marciais, normalmente, os alunos levam mais de 10 anos para receber a tão sonhada faixa preta. Um bailarino precisa se dedicar por anos, ter disciplina e muitas horas de treino para alcançar o sucesso e os movimentos perfeitos.
POR QUE NO DESENHO SERIA DIFERENTE?

Olhar e desenhar (desenho de observação) faz parte do processo de aprendizado e é dessa forma que o aluno começa a construir o seu repertório.
É normal que algumas crianças repitam temas no desenho e, desde que isso não as faça perder o interesse por outros assuntos, está tudo bem.



Pare e pense: grande parte dos livros infantis e animações (Disney, por exemplo) são sempre produzidos no estilo cartoon e mangá, e sabe por quê? Porque é o que faz sentido pra maioria das crianças e isso não impede que elas, um dia, queiram desenhar em outros estilos como o Desenho Realista, por exemplo.
Aqui, na Pandora, nós abordamos diversos estilos de desenho para que as crianças conheçam e, assim, possam escolher aqueles com os quais mais se identificam.

Sim, pode. Mas, se quiser mesmo se aprofundar, pergunte a ele como e porque ele pensou naquilo, porque escolheu aquelas cores…
É importante entender que um rabisco nem sempre é só um rabisco. Por trás de um desenho, além de sentimentos, há uma história, conteúdo de aula, experimentações visuais e sensoriais, organização de ideias, técnicas, potencialização da criatividade, desenvolvimento do pensamento crítico, estímulo da interação social e comunicação, melhora da coordenação motora, entre tantas outras questões.
Estudar artes e aprender a desenhar é um PROCESSO TÃO RICO, de tantas descobertas, que o desenho de uma criança nunca pode ser avaliado apenas pelo seu resultado final.

Para os pequenos, as cores, as formas e os tamanhos nem sempre fazem sentido. Para eles, uma árvore pode ser azul, o céu verde, o animal maior que a montanha.
Eles sonham, viajam, imaginam…, eles são livres de preconceitos e estão na sua fase de maior potencial criativo. Então, às vezes, a árvore é azul porque simplesmente a criança viu azul, ou porque era um Ipê.
Conforme ela vai crescendo e amadurecendo, passa a enxergar as coisas da forma que realmente são, mas, mesmo assim, ela pode e deve criar.
NÃO TEM CERTO. NÃO TEM ERRADO. TEM ARTE.

Em qualquer processo de aprendizagem, principalmente com as crianças que mudam de opinião muito rápido (rsrs), é normal perder a vontade ou desanimar. No entanto, a prática deve ser sustentada para realmente haver progresso e também muito incentivada para que o aluno não fique desmotivado quando se deparar com a primeira dificuldade ou frustração.
É ALGO QUE PODE ACONTECER E, SE VOCÊ PERCEBEU ALGO, CONVERSE COM A GENTE!

Muito Obrigada por ler até aqui! Isso mostra o quanto você se importa com o desenvolvimento artístico
e intelectual do seu filho!
Até mais!