Retrato: da prática à expressão criativa

Não importa o estilo do desenho, todo desenhista faz ou já fez muitos retratos em seus estudos. Alguns fazem para explorar novas soluções gráficas, outros para praticar as técnicas do realismo; tem quem gosta de retratar a pessoa amada ♥ ou algum ídolo, e outros que usam a própria imagem em um autorretrato, brincando com formas e expressões.

Tem infinitas formas de trabalhar com esse gênero tão amplo, tão antigo e tão importante. E se tem um bom jeito de começar, é reproduzindo referências fotográficas pra entender a construção do desenho, o traço, as diferentes proporções, estratégias de marcações e medidas, técnicas de luz e sombra e representação de texturas.

Ilustração feita pela nossa aluna Júlia R. M. da Rocha

Se pra você parece impossível ou coisa pra quem tem dom, a gente garante que qualquer um pode fazer. Com prática, dedicação, boa orientação e o método Pandora todo mundo pode aprender!

Porque, olha só: Você começa pelos fundamentos do desenho.

Aqui o seu olhar já se transforma, você aprende a ver tudo diferente, a observar de verdade, e seu traço já fica melhor também, diferente de quando você tinha lá pelos 9, 10 anos (quando parou de desenhar, que eu sei).

Fundamentos do Desenho

Depois você vai estudar o retrato, suas proporções, métodos de construção e finalização, aprendendo a reproduzir fotografias com luz e sombra, representando texturas e aplicando contrastes e profundidade pra que seu desenho fique realista. 

Ilustração feita pelo nosso professor Marcelo Toni

E então vai descobrir novos materiais e explorar formas criativas de se expressar!

É relaxante, é divertido e é possível! Confia ♥

Até a próxima!