Quem tem o hábito de desenhar já ouviu muito isso dos amigos, das tias e dos primos, não é?
O que acontece é que se você resumir qualquer possibilidade de aprendizado em ter ou não ter dom, você acaba tirando a sua responsabilidade de ir atrás de uma escola, um curso ou alguém que possa te ensinar. Duras verdades, eu sei, mas só você pode se propor esse desafio.
O primeiro passo é ter interesse. Aquela vontade mesmo de aprender, sabe?
Ah, é muito importante não se comparar com ninguém, principalmente com quem já está trilhando há muito tempo esse caminho. Sim, pesquise e admire profissionais da área, assim você também vai construindo seu repertório e suas preferências, mas saiba que cada um tem uma história, um processo, um motivo ou objetivo (e muito estudo e prática!) e não se compare com eles.
Ter incentivo daqueles que te rodeiam também faz bem, mas o maior incentivo mesmo deve vir de você pra você.
Lembre-se que ter ferramentas e materiais adequados ajudam, mas você pode começar com o básico mesmo, pois os resultados dos seus estudos iniciais não dependem de materiais caros, mas de disciplina, persistência e paciência, respeitando e aceitando o seu ritmo e o seu processo de desenvolvimento.
Parece muita coisa? Pois é, ter dom realmente seria mais fácil, mas não seria pra todos, e se tem uma coisa que a gente bate o pé é nisso: qualquer pessoa pode desenhar!
Vem com a gente e confie em quem já passou pelo processo que você decidiu começar 🙂
Adorei conhecer seu blog, tem muito artigos bem interessantes. resultado de hoje