Metodologia

O maior diferencial da Pandora é sua metodologia de ensino.

Em nossa filosofia acreditamos que desenhar é natural, tão natural quanto andar, falar ou escrever. E que por ser natural, é essencial e pode ser aprendido.

Ninguém nasceu andando, ou falando. Tivemos que aprender,  entender os símbolos que representam as letras, uni-los para criar palavras e daí aos textos, juntando estas palavras.

Na Pandora, aprender a desenhar é tão possível quanto aprender a andar, falar ou escrever.

 

Para aprender a desenhar é necessário aprender algumas regras básicas:

1º Como representar graficamente elementos, lugares, pessoas e idéias.
2º Onde, em que tamanho e de que forma fazer essa representação.
3º Como destacar e valorizar a mensagem que você quer passar.
4º Como fazer sua mão realizar as coisas que o seu cérebro imaginou.

Desenhar é possível, não é “dom”, não é divino nem sobrenatural. Esta é a ideia que nos move.

O diferencial é como fazer isto, através de qual método.

Todos somos desenhistas em potencial. Faça cinco linhas em um papel e alguém logo irá tentar dar significado ao que você desenhou... Somos máquinas de gerar sentido. E a percepção visual é central neste processo, assim como o desenho. Quem desenha visualiza melhor, se expressa e se comunica melhor. É natural para nós, se for proposto da maneira correta.

Assim, o aluno começa com simples representações gráficas da forma mais marcante e representativa aos seres humanos, nós mesmos.Desenhos simplistas da figura do rosto são a base para as novas descobertas, como o esboço, o enquadramento, a limpeza e a valorização de um desenho.

Depois disso, cada um dos nossos cursos se curva sobre seus próprios conceitos, seja um rosto de Mangá ou de Cartum.

Em nossa metodologia acreditamos que para o melhor rendimento do aluno nossas turmas devem ter até 8 alunos, pois assim, o professor pode atender a cada aluno individualmente, deixando que cada um em siga seu ritmo e seus maiores interesses. Sabemos que cada pessoa é diferente e tem necessidades diferentes, que uns precisam ver mais sobre o esboço, outros precisar exercitar mais a finalização e em uma turma fechada isso seria impossível.

E ainda, na metodologia adotada pela Pandora, nosso programa de aulas, é dividido em módulos. Dessa forma podemos analisar o rendimento do aluno dentro de cada um dos módulos do programa bem como analisar o curso em si.