Modelagem 3D

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O curso tem como objetivo introduzir conceitos e desenvolver técnicas referentes à criação de modelos digitais em softwares de criação e edição tridimensionais.

Prevê o desenvolvimento da percepção visual em três dimensões de um modelo ou cenário até a aplicação deste conhecimento e inteligência em software de modelagem 3D, utilizando recursos de câmera, textura, iluminação e renderização.

Serão abordados temas que envolvem conceito e prática da modelagem 3D desde o desenho de “model sheet”, passando pela modelagem até a renderização para a apresentação final do modelo.

O curso é direcionado ao iniciante. Ao término do curso, o aluno estará ciente das possibilidades do mundo da modelagem 3D para futuras especializações de interesse pessoal.

 

 

Duração média de 12 meses

TÓPICOS ABORDADOS

• Acuidade da percepção do mundo 3D: Desenvolvimento e desenho de observação de objeto em mídia tradicional de ao menos 4 vistas representativas, sendo elas: Frente, Topo, Lado e Perspectiva.

• Fluxo de trabalho (workflow) e passo a passo para a construção de um modelo simples em 3 dimensões, aplicando técnicas e ferramentas de modelagem, texturização, iluminação e renderização.

• Apresentação e publicação do projeto em portfólio.

MÓDULOS DO CURSO

Módulo 1 – Introdução
Recursos e aplicações do 3D nas diversas áreas criativas.

Módulo 2 – Percepção em 3D
Treino e desenvolvimento da percepção em 3D através do desenho tradicional em vistas ortogonais. (O desenho, neste momento, é visto como ferramenta de auxílio de pensamento e não como ferramenta de produção artística).

Módulo 3 – Preparação para software
Preparação do desenho em vistas para inclusão no software de modelagem 3D.

Módulo 4 – Software 3D
Visão geral do software, navegação, interface e hierarquia, sólidos primitivos, familiarização através de modelagem simples com sólidos primitivos e suas propriedades editáveis.

Módulo 5 – Modificadores
Visão geral sobre alguns modificadores do software 3D e suas particularidades. Nova modelagem simples utilizando os modificadores.

Módulo 6 – Objeto editável
Transformação de um sólido primitivo em um objeto editável. Principais ferramentas, modelagem simples com objetos editáveis.

Módulo 7 – Modelagem
Implementação dos desenhos preparados pelos alunos no software e início da modelagem. Estratégias de abordagem do modelo e soluções.

Módulo 8 – Materiais
Visão geral sobre os materiais padrão e aplicação. Criação de um material simples.

Módulo 9 – Textura
Visão geral sobre criação de texturas. Abertura de mapa e UVW map.

Módulo 10 – Criação de cena e render
Povoando o cenário 3D com câmera, chão, luz e gerando a imagem final na renderização.

Noções básicas de desenho e informática.

  • Lápis 2B
  • Papel sulfite A4 ou sketchbook
  • Papel milimetrado A3
  • Borracha
  • Paquímetro ou Régua
  • Caneta de tinta preta (ou nanquim simples)

 

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