Curso Teórico de História da Arte
Nosso curso é dividido por módulos independentes, sendo eles: Arte Brasileira, Arte Clássica e Arte Moderna.
ARTE BRASILEIRA
O curso pretende, através da análise e da discussão direta das imagens das obras, traçar um panorama cronológico das artes visuais no Brasil, bem como dos contextos culturais, históricos e sociais dos diversos períodos da história do país.
ARTE CLÁSSICA
Tendo como ponto de partida as pinturas feitas nas paredes das cavernas pelo homem pré-histórico, veremos as principais transformações no modo como o ser humano faz e pensa a arte: os antigos egípcios, a antiguidade clássica, as descobertas do Renascimento, o Barroco, estarão entre os tópicos discutidos e analisados no curso.
ARTE MODERNA E CONTEMPORÂNEA
A partir do final do século XIX com o Impressionismo, através de sucessivas rupturas, a arte cada vez mais deixa de ser o ato de produzir coisas belas para se tornar a expressão das opiniões e sentimentos do artista, ao mesmo tempo criando obras com um diálogo mais estreito com a sociedade moderna que emergia então. O curso pretende debater estas transformações, bem como suas consequências mais polêmicas na segunda metade do século XX, como a pop art, as performances, instalações, body-art, entre outros.
Cada curso e tem a duração de 3 meses
História da Arte Brasileira
- Introdução; apresentação do curso; definição de arte brasileira.
- A arte da pré-história brasileira; a arte indígena. O Brasil visto pelo olhar dos artistas viajantes estrangeiros.
- Introdução ao Barroco. A arquitetura das igrejas em Salvador e no Rio de Janeiro. A escultura de Mestre Valentim no Rio de Janeiro.
- Barroco e Rococó em Minas. Arquitetura, escultura e talha de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. A pintura de Manoel da Costa Ataíde.
- A Missão Artística Francesa e os primeiros anos da Academia Imperial de Belas-Artes. Jean-Baptiste Debret e a “Viagem pitoresca e histórica ao Brasil”
- Os anos do apogeu da Academia. As pinturas de batalhas e de temas históricos. As obras de Victor Meirelles e Pedro Américo.
- O homem, o campo e a cidade: novos temas na pintura acadêmica no final do século XIX e início do XX. A obra de Almeida Júnior, Eliseu Visconti e Antônio Parreiras.
- O modernismo. A “semana de Arte Moderna” e as obras dos modernistas na década de 1920. As obras de Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Lasar Segall, Victor Brecheret e Tarsila do Amaral.
- A difusão do modernismo 1930-50. A obra de Portinari, Guignard, Flávio de Carvalho. A gravura e a obra de Oswaldo Goeldi.
- Panorama da arquitetura, 1840-1960. As obras de Oscar Niemeyer. Brasilia.
- A emergência da arte abstrata. As Bienais e os surgimentos dos museus de arte moderna e do Masp. Arte concretista no Rio e em São Paulo. Outras tendências da arte abstrata. A obra de Alfredo Volpi.
- Novas propostas nas décadas de 1960-70. O Neoconcretismo. A influência da Pop Art e da arte conceitual. A obra de Hélio Oiticica, Lygia Clark, Cildo Meireles.
- Panorama recente: 1980-2010. O retorno da pintura nos anos 1980. As obras de Tunga, Beatriz Milhazes, Adriana Varejão e Vik Muniz.
História da Arte Clássica
- Aula aberta. Introdução à história da arte e apresentação do curso. Arte da pré-história. Egito. Mesopotâmia.
- Grécia. A acrópole de Atenas. O Partenon e suas esculturas. Fídias.
- Roma. A arquitetura romana. O coliseu. O pantheon. Pompéia. A arte dos cristãos primitivos.
- Idade Média. Os manuscritos religiosos ilustrados. O Românico. O estilo Gótico.
- Renascimento I – séculos XIV e XV na Itália. A obra de Giotto. Donatello, Brunelleschi, Masaccio. Piero della Francesca. Botticelli.
- Renascimento II – século XVI na Itália. A obra de Leonardo da Vinci. Michelangelo. Rafael. Ticiano. O maneirismo.
- Renascimento III – arte no norte da Europa nos séculos XV e XVI. A obra de Jan van Eyck. Albrecht Dürer. Bosch.
- Barroco I – Itália. O surgimento do estilo barroco na Itália. Caravaggio. Bernini.
- Barroco II – Europa católica. A obra de Peter Paul Rubens. Velázquez.
- Barroco III – Holanda. A obra de Frans Hals, Rembrandt e Vermeer.
- O século XVIII e o estilo Rococó. A obra de Fragonard. Gainsborough.
- O início do século XIX. Revolução Francesa. A arte de Jacques-Louis David. Goya.
- Romantismo. A obra de Eugène Delacroix. William Turner.
História da Arte Moderna e Contemporânea
Não há pré-requisitos
Caderno de anotações
← Voltar aos Cursos