Design para Games

Esse é um curso que mistura conceitos básicos de desenho com técnicas e aplicações específicas para o mercado de Games 2D. O aluno vai, primeiro, se acostumar com alguns métodos de construção do desenho à lápis, mas rapidamente vai passar a trabalhar no ambiente digital usando uma mesa digitalizadora. Os professores são profissionais atuantes no mercado, e irão abordar conceitos práticos para um artista de games, bem como conversar sobre o mercado e os interesses do aluno em relação à sua carreira.

O aluno vai sair com noções avançadas de desenho e sabendo preparar o material gráfico para o desenvolvimento de um game.
Não será abordado nenhum conteúdo relativo à programação ou modelagem 3D avançada.

 

Duração média de 24 meses

MÓDULOS DO CURSO

Módulo 0 – Técnicas Digitais e Percepção das Formas
– Percepção Gráfica
– Alteração das Formas
– Estilização
– Ferramentas básicas de Software digital
– Introdução à Mesa Digitalizadora (exercícios de coordenação)

Módulo 1 – Personagens
– Proporção e Estrutura Clássica da Cabeça (frontal, perfil, semi-perfil)
– Pormenores do Rosto (olhos, nariz, boca, orelha e cabelo)
– Proporção e Estrutura Clássica do Corpo (frontal, perfil, semi-perfil)
– Anatomia Muscular: Tronco, Braços e Pernas
– Biotipos
– Rotações e Modelsheet
– Referência fotográfica e 3D
– Estilização de Personagens
– Volume: Luz e Sombra e Wireframe
– Concept Art

Exercício de Conclusão: Elaboração do conceito e model-sheet de personagem

Módulo 2 – Animais e Monstros
– Estruturas para desenho de Animais
– Referência Fotográfica
– Texturas
– Antropomorfismo e Zoomorfismo
– Estilização
– Volume: Luz e Sombra e Wireframe

Exercício de Conclusão: Elaboração do conceito e model-sheet de um monstro

Módulo 3 – Cenário: Tileset e Background
– Introdução à Perspectiva
– Perspectiva Frontal e Shoebox
– Perspectiva Isométrica e outras
– Elementos de Cenário (códigos gráficos)
– Figuras em Perspectiva
– Elaboração de Tileset

Exercício de Conclusão: Elaboração dos assets (tileset e background) de uma fase

Módulo 4 – Animação e Expressividade
– Expressão Facial
– Escorço
– Linhas de Movimento e Expressão Corporal
– Interação de Personagens
– Animação: Elasticidade
– Animação: Ação e Reação
– Animation Cycles
– Sprites Animados (Photoshop)
– Animação por Bones e Módulos
– Spritesheet

Exercício de Conclusão: Elaboração do walking cycle de um personagem

 Módulo 5 – Interface de Usuário
– Conceitos Básicos de Design
– Identidade Visual
– Contraste de Elementos
– Botões, Tabelas e Backgrounds
– Mockups

Exercício de Conclusão: Elaboração da identidade visual e mockups de um jogo

Módulo 6 – Ilustração
– Acabamento: Introdução à Colorização Digital
– Acabamento: Introdução à Pintura Digital
– Pixelart
– Composição
– Thumbnails
– Formatos e Resolução

Exercício de Conclusão: Elaboração de uma ilustração de divulgação de um jogo

Extras
– Teoria da Cor
– Colorização x Pintura
– Perspectiva Cônica
– Princípios de Narrativa Visual

Saber desenhar
Conhecimentos de informática
Trazer seu equipamento (notebook, mesa digitalizadora, carregador, pendrive)

  • Sketchbook
  • Lápis e borracha
  • Pendrive

 

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